[Tutorial] Visual Pinball e Future Pinball

Publicado: março 14, 2010 em tutoriais

  

  

         Conforme prometido ai estão os 2 tutoriais para instalação do Visual Pinball e Future Pinball, na minha opnião os 2 são ótimos front end, porém o visual pinball que necesita do VpinMame instalado tem uma quantidade de mesas muito maior disponíveis para download que o seu concorrente.

         O VP existe desde 2001 enquanto o FP desde 2006, porém a configuração do VP é bem mais complexa e requer um pouco de paciência, no meu caso quebrei bastante a cabeça para fazer a coisa funcionar no windows 7, no vista e no XP a coisa rodava sem problemas, mas agora posso dizer que a solução é simples:1- basta clicar no executável destes programas com o botaõ direito do mouse,  2- escolha a aba compatibilidade e selecione a janela “executar em modo compatibilidade, 3- escolha a opção Xp service pack 3 e 4- finalmente aplicar, pronto tudo funcionando perfeitamente, ou melhor… mais ou menos, algumas mesas eventualmente apresentam algum problema na hora de carregar, mas no final a grande maioria funciona bem, numa segunda conclusão poderia dizer que graficamente e com menores bugs e inconveniente de configuração o future pinball leva alguma vantagem, mesmo assim é interessante ter os 2 funcionando e você decidir qual gosta mais, ok?

Bom diverimento a todos


achei este tutorial muito bem explicado na net e disponibilizei a vcs, todos os créditos foram mantidos como poderão ver no final do post, ok?

Future Pinball

Vá no site do Future Pinball e baixe o programa.

Após a instalação, é necessário baixar as mesas para jogar, que podem ser encontradas nos sites Roney Pinball, Pinball Nirvana e Future Pinball Releases.

Após realizar os downloads, descompacte o arquivo na pasta “Tables”, dentro da pasta de instalação do FP (normalmente em “Arquivos de Programas\Future Pinball”).
Agora é só abrir o FP e ir em File > Open e carregar a mesa. Depois disso, vá no botão “Play” e ela será carregada.

Se você preferir, o FP tem um gerenciador de mesas para isso. Vá em File > Table Launcher e elas serão listadas.
Após isso, escolha a mesa que quer jogar e clique no botão “Load and Play Table”.

Cuidado com a tendinite, hein?

Visual Pinball

O Visual Pinball requer alguns passos a mais para instalação e tem uma configuração mais manual, mas tem muito mais mesas do que o FP, pelo fato de já estar sendo desenvolvido desde 2001, enquanto o FP é mais novo, de 2006.
O visual do FP é muito mais bonito que o VP, sejamos sinceros, mas a quantidade de mesas para este último é enorme, praticamente existindo qualquer pinball que você imaginar: Hawkman, Cavaleiro Negro, Vortex, Xenon, Rally, Terminator 2, Gorgar, e assim por diante.

Além do mais, existe uma diferença grande entre os dois programas: enquanto o FP utiliza scripts de linguagem (VB) para gerar toda a física e animação das mesas, o VP utiliza as ROMs originais das máquinas.
Neste quesito, o Visual Pinball é ainda mais fiél à elas do que o Future Pinball (que já é excelente, não pense que não), mas é questão de tempo até que este último alcance o primeiro.

Como eu já frisei, o VP é mais antigo, por isso tem mais suporte.
Bom, mãos a massa (você gosta de HT, não? HT é assim… ).

O Visual Pinball requer dois módulos para o seu funcionamento, o programa própriamente dito, o Visual Pinball e o gerenciador de mesas, o Visual PinMAME (qualquer semelhança com o velho MAME, tem razão de ser! )
O Visual PinMAME é conhecido comumente como VPinMAME e é assim que vamos nos referir daqui para frente.

Primeiro, baixe o instalador do Visual Pinball no site IRPinball
Faça o download da versão full, não somente o executável!
Recomendo que você instale-o em uma pasta própria, por exemplo “Pinball”, na raiz do seu HD.
Ficará assim Pinball\Visual Pinball

Após isso, baixe os arquivos do VPinMAME, também no site IRPinball. A versão atual é a 1.57, de 2 de dezembro de 2007.
Instale dentro da pasta “Pinball”
Ficará então Pinball\VPinMAME

Dentro da pasta do VPinMAME, escolha Setup e clique no botão Install. O programa abrirá duas telas, uma sobre as preferências globais e outra sobre o uso das cores.
No uso das cores, é só clicar OK, nas preferências globais, é necessário prestar atenção nos caminhos dos arquivos
Se você seguiu a minha recomendação de utilizar o diretório Pinball como base, os caminhos ficarão como no exemplo abaixo (com exceção da letra do disco, é claro)

Se você resolveu seguir a instalação padrão, que colocará os programas na pasta “Arquivos de Programas” é necessário fazer o ajuste, senão não irá funcionar!
Para isso, clique no botão de reticências e indique onde as pastas estarão dentro do VPinMAME.

Após isso, faça o download dos VBS Scripts e das fontes (coloque-as no diretório de fontes do Windows), ainda no site IRPinball e descompacte estes arquivos dentro da pasta “Tables”, dentro da pasta do VPinMAME.
Provavelmente esta pasta não existe, portanto, você terá de criá-la.

Após isso, vá no site do VPinMAME e faça a download dos arquivos de sample para as máquinas (Samples for mechanical sounds)
Coloque este arquivo compactado dentro da pasta C:\VPinMAME\Samples e renomeie “para pinmame.zip”

Citação:

OBS: Cabe aqui uma explicação do porque usar diferentes sites, ao invés de um.
Todos os arquivos citados neste tutorial podem ser obtidos no Visual Pinball Forums, porém, se você não fizer uma doação para o site – de modo a bancar os custos do servidor -, tem de esperar 5 minutos entre um download e outro.
O mesmo vale para as mesas baixadas do site, existe uma espera de 5 minutos entre os downloads (menos para as ROMs, estas podem ser baixadas livremente).Antes que alguém pergunte, o registro no fórum é gratuíto e não há qualquer cobrança de taxa pelo seu uso, é apenas uma maneira de diminuir os custos de implantação e manutenção do site.
Se você quer minha opinião sincera, não vejo problema algum nisso, afinal, é um hobby, ninguém ganha dinheiro algum com isso por lá.

Ufa, que trabalheira, hein? Só que acabou!!!
Exceto por um detalhe: agora você precisa baixar as mesas.

O VP necessita de dois arquivos: as mesas construídas e as ROM delas.

Você pode conseguí-las nos sites AJ’s VPinMAME Table Downloads, Pinball Nirvana e Pinball Originals (é um fórum, necessita registro).

Você terá de baixar a mesa e descompactá-la na pasta \Pinball\VPinMAME\Tables.
Depois você necessitará baixar a ROM e colocá-la compactada na pasta \Pinball\VPinMAME\ROMs (isto é, só copie na pasta, pois ela já vem compactada).

Após isso você inicia o programa Visual Pinball, abre a mesa que quer utilizar (File > Open) e depois dela carregada, clica no botão Play.

Pelo fato do VP ter muito mais mesas que o FP, recomendo voce utilizar um gerenciador de mesas (launcher)
Existem dois, o VP-Man e o VP Launcher.

Autor: crusherBRZ

Fonte :   http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=61607&page=2

comentários
  1. alexandre godoy disse:

    Olá!gostei das explicação estou pesquisando pois vou fazer um pinball virtual com uma lcd de 42″ e uma de 22″ ficando igual uma de verdade com pés,lanchador e botão pois gostaria de saber qual primeiro passo pra instalar sou técnico em eletrônica é um pouquinho de conhecimento de computação,pena q ñ tem um programa já pronto configurada pra jogar numa lcd de 42″ na vertical.Gostaria de saber quando iniciar o projeto do pinball se posso tirar duvidas ou obter respostas durante a construção do pinball pois a maior dificuldade é os programas.

    • kdão disse:

      saudações colega,
      na minha opinião vc pode usar o programa future pinball que te dará tudo o que vc precisa, os menus são intuitivos em relação a ajustes das telas bastando apenas vc baixar as mesas que já vem com as backglass (telas de apresentação e pontuação do pinball – tela menor) o melhor site para vc baixar as mesas é o vpforums ( http://www.vpforums.org/ ) aqui vc encontra as melhores mesas e dicas, para construir o seu pinball vc pode encontrar ótimos tutoriais no youtube, alguns utilizam até de sistema pneumático para transformar um painel de multijogos em mesa de pinball, no link que segue vc pode ter algumas ideias (http://www.youtube.com/watch?v=As_o_W8Nqno&feature=rellist&playnext=1&list=PL425A468113167536) exiiste um fórum muito bom que eu participo e poderá lhe ajudar muito que é o arcadebr( http://www.arcadebr.com/forum/ )
      inclusive vc poderá comprar todos os acessórios necessários para construir o seu pinball ou arcade se preferir, também vc encontrará um pessoal especializado que constroi e vende arcades ao gosto do cliente, ok?
      espero ter ajudado!

      • RogerioMoraesRJ disse:

        Você saberia me informa um vídeo no youtube ou tutorial em PDF que demostre o passo a passo para alguém criar uma mesa(table) no future Pinball? abraços!

      • kdão disse:

        tem muito tutoriais no youtube colega,

        acima vai um intermediário, o problema é o inglês!

      • RogerioMoraesRJ disse:

        Valeu. Mas esse tutorial é do Visual Pinball e não do Future Pinball, não encontro em lugar nenhum. Obrigado mesmo assim. abraços!

      • Wladimir disse:

        Caro amigo…como eu faço no caso de mesas de pinbal ..quando escolher determinada mesa não apreça a miniatura ao lado e sim a mesa inteira….como fazer que o future fique minimizado na transição de mesas

  2. Hugo disse:

    Boa tarde, eu fiz tudo certinho, mas n csg instalar o monster bash… da me sempre um erro quando é a carregar as roms, mas as roms estao correctamente colocadas no seu devido lugar, alguem que me ajude sfv

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s