[História] Consoles de Video Game – Introdução

Publicado: fevereiro 25, 2010 em História, Informativos

Console de videogame

chamado ainda no Brasil simplesmente de videogame, e em Portugal apenas de consola ou videoconsola) é um aparelho eletrônico capaz de executar os videogames, ou seja, jogos eletrônicos que podem estar contidos em cartuchos ou discos de leitura óptica, como CDs e DVDs por exemplo. Em tais jogos, é possível interagir através de comandos dados por meio de um controle, usualmente chamado de joystick. As informações dos jogos são processadas no interior do aparelho e disponibilizadas aos jogadores com o auxílio de uma interface gráfica, apresentada em algum dispositivo de vídeo (televisão, monitor, etc).

 História

No início do século XXI, a indústria do videogame se tornou notoriamente lucrativa, atraindo o interesse de vários investidores e chegando a ultrapassar até mesmo a movimentação financeira gerada pela indústria do cinema.

O videogame começou sua história com estudantes universitários utilizando os computadores das faculdades e fazendo programações específicas para diversão.

Os Consoles e suas Épocas

Domésticos

 

Portáteis

 

Fabricantes

Atuais

Nintendo: tradicional e inovadora, começou nos arcades (fliperamas) e estreou em 1983 com o NES. Fez também o SNES, o Nintendo 64 e o GameCube. Líder do mercado de portáteis com o Game Boy, o Game Boy Color, o Game Boy Advance e o Nintendo DS. Lançou recentemente o seu novo console, o Wii, que fez com que ela voltasse a ser a líder do mercado.

Sony: Ex-líder do mercado. Estreou em 1995 com o PlayStation. Em 2001, lançou o PS2, em 2005 o portátil PSP e em 2006 lançou o PS3.

Microsoft: gigante dos softwares, estreou em 2001 com o Xbox. Em 2005 deu início a “nova geração” com o Xbox 360.

Antigas

Sega: tradicional fabricante de arcades, começou no Japão com as consolas SG-1000, SG-1000 Mark II e SC-3000. Teve grande sucesso com a Master System e a Mega Drive. Mas com o grande número de periféricos da Mega Drive, o fracasso da Saturn nos EUA, mesmo com o relativo sucesso do Dreamcast (o primeiro console 128-bit) no mundo, veio a falência devido a concorrência do Playstation da Sony e outros seguintes fatores: o Playstation segundo os programadores de jogos era muito mais fácil de se programar em 3D, uma vez que o Saturn possuia 3 processadores e, dizem, era dificílimo criar jogos em três dimensões para ele.

Os jogos 3D seriam algo que revolucionaria os videogames, porém nesta época eram incipientes, entretanto. Deste modo, alguns dos melhores jogos 2D de sua geração, são para Saturn. Entretanto, desnecessário dizer, que o que determinou o mercado foram os poligonais 3D, sendo que o Playstation criou excelentes jogos tridimensionais e desbancou o Saturn rapidamente. Os jogos poligonais para Saturn eram sofríveis com adaptações dos arcades como o jogo Virtua Fighter.

Quanto ao Dreamcast, embora fosse um dos melhores videogames de sua geração, a Sega não conseguiu mais se estabilizar pois os prejuízos deixados pelo Saturn e a montanha de periféricos para o Mega Drive nunca foram saneados. Deste modo, a Sega passou a dedicar-se apenas a produção de softwares em 2001.

Os vídeogames encontram-se cada vez mais modernos, e também mais caros. Contudo, a exportação de jogos e consoles teve uma super expansão no mercado internacional, sendo já a segunda maior indústria do entretenimento, à frente do cinema e apenas atrás da música.

fonte: Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Console_de_videogame

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s