[História] Consoles de Video game – Telejogo – 1ª Geração

Publicado: fevereiro 24, 2010 em Games, História

[rockyou id=156715530&w=426&h=320]

Pong

Os jogos para computador existem desde que os primeiros processadores foram desenvolvidos, mas Pong possui uma importância fundamental para a história do videogame. Não que ele tivesse gráficos espetaculares ou possuísse uma excelente jogabilidade, mas simplesmente por ser o primeiro videogame lucrativo da história dando início a uma indústria que movimentaria milhões.

O videogame Pong, criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi instalado num console ligado a um monitor e era movido a moedinhas.

Para testar a sua nova criação, os inventores deixaram a máquina em um bar em San Francisco, Califórnia. No dia seguinte, tiveram uma surpresa quando checaram a máquina e viram que ela estava lotada de moedas. Pong havia sido jogado durante toda a noite. Aquelas moedas mudaram toda a perspectiva que os criadores tinham em relação a seu invento. Aí estava o primeiro videogame lucrativo da história.

Nolan Bushnell e Ted Dabney perceberam que, em vez de vender a idéia para alguém, era melhor abrir o seu próprio negócio. E em 27 de Junho de 1972, a empresa Atari foi fundada.

Telejogo I

foi um aparelho de videogame simples, consistia basicamente de traços que subiam ou desciam para rebater um quadrado (bola), o controle era feito através de um dial (como o sintonizador de rádio girando o mesmo para a direita e para a esquerda para movimentar a barra). No Brasil ele foi comercializado em 1977 pela Philco/ Ford.

Especificações Técnicas

Fabricante Philco Ford
Tipo Console de videogame
Família do produto Pong
Geração 1ª geração
Lançamento 1977
CPU GIMINI AY-3-8500 (MM57100N)
Controladores Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciometro de Fio
Sucessor Telejogo II

 

Telejogo II

Depois do sucesso da primeira versão do Telejogo, a Philco / Ford não perdeu tempo, e já em 1978 lançou o Telejogo II.

Além dos 10 jogos dessa versão (Hockey, Tênis, Paredão I, Paredão II, Basquete I, Basquete II, Futebol, Barreira, Tiro Alvo I, Tiro Alvo II), outro detalhe que se destaca no Telejogo II são os joysticks. Com eles não era mais necessário ficar perto do console para poder jogar (bem diferente do 1o modelo).

Os joysticks são confortáveis, e bem macios, evitando dores nas mãos em caso de partidas muito longas.

Mas uma vez a Philco / Ford caprichou no acabamento, dessa vez utilizando madeira mais clara, dando um toque bem agradável ao aparelho. Outro ponto interessante do design, é que o Telejogo II (assim como o Telejogo) não é simplesmente uma cópia de algum “Pong” estrangeiro, e sim um projeto totalmente brasileiro, mostrando que os fabricantes nacionais tinha total capacidade de concorrer com os aparelhos importados.

Especificações Técnicas

Fabricante Philco e Ford
Tipo Console de videogame
Família do produto Pong
Geração 1ª geração
Lançamento 1977
CPU AY-3-8500
Mídia Memória ROM interna
Controladores Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciometro de Fio
Antecessor Telejogo

Odyssey 100

foi o primeiro de uma série de videogames da Magnavox. Lançado em 1975 e tinha somente dois jogos: Tennis e Hockey. Os únicos videogames originais da série Odyssey foram o Odyssey (também chamado de Brown Box) e Odyssey².

O primeiro videogame do mundo a ser comercializado. Ele também é conhecido por ser o primeiro sistema a utilizar cartuchos. Esta versão do Odyssey, bem como sua sucessora, perdeu a concorrência para o Pong, da Atari, por sua limitação de uso e pela péssima divulgação, que no início dizia funcionar somente com os televisores da Magnavox (uma tentativa de fazer aumentar a venda de televisores da marca).

Desde seu lançamento o Odyssey teve varias versões atualizadas lançadas estas tambem são conhecidas como PONGs.

Séries PONG

Série de máquinas de Pong (assim eram chamados os videogames caseiros da 1ª geração de consoles) fabricados com o intuito de competir com o próprio Pong, da Atari. Esses videogames tinham pouquíssimo tempo de vida no mercado (chegaram a lançar três modelos no mesmo ano) e fizeram relativo sucesso (foram lançados apenas nos EUA e na Europa).

  • Odyssey 200

Foi o segundo videogame da série Odyssey baseada em Pong. Lançado no mesmo ano de seu antecessor e vinha com dois chips da Texas Instruments que adicionavam o jogo smash e algumas marcações na tela. Ele podia ser jogado por 2 ou 4 pessoas.

  • Odyssey 300

Terceiro console da série Odyssey baseada em Pong. Lançado em 1976, sua grande diferença pro seu antecessor (Odyssey 200) era o design.

  • Odyssey 400

Quarto console da série Odyssey baseada em Pong. Foi lançado em 1976 e foi o primeiro a ter um placar digital (graças a um chip da Texas Instruments).

  • Odyssey 500

Quinto console da série Odyssey baseada em Pong. Foi lançado em 1976 e teve os tradicionais batedores trocados por desenhos de jogadores, além de mais 4 jogos (depois de três séries sem mudanças).

  • Odyssey 2000

O sexto console da série Odyssey baseada em Pong. Lançado em 1977, tinha quatro jogos (Tênis, Hockey, Smash, Practice) e só era possível jogar com um ou dois jogadores.

  • Odyssey 2001

Lançado somente na Europa em 1977 é o equivalente ao Odyssey 4000 americano. Ele tinha três jogos coloridos (tennis,hockey e squash), graças ao chip National Semiconductor MM-57105-N. O som e a pontuação são controlados pela TV.

  • Odyssey 3000

Lançado em 1977, ele foi o sétimo console da série Odyssey baseada em Pong da Atari. Vinha com controles destacáveis (pads num futuro próximo) e com os quatro jogos de sempre (tennis,hockey,smash e pratice).

  • Odyssey 4000

Foi o último console da série Odyssey nos EUA e terceiro de 77′. Vinha com os controles destacáveis e inovações em jogos (Soccer, Tênis, Hockey, Gridball, Smash, Smash Practice, Basketball e Basketball Practice).

  • Odyssey 2100

É a versão européia do que seria um Odyssey 5000 americano (que nunca foi lançado) e também último Odyssey Pong (1977). Por causa do novo chip National Semiconductor MM-57186-N ele tinha incríveis 6 jogos coloridos com variantes,o que somava 23 jogos.

Especificações Técnicas

Fabricante Magnavox
Tipo Console de videogame
Geração 1ª Geração
Lançamento América do Norte 1972
Reino Unido 1973
Europa 1974
Japão 1974
CPU Nenhuma
Mídia Cartucho
Unidades vendidas 330.000[1]
Sucessor Magnavox Odyssey²

O jogo

O objetivo era acertar a esfera (bola) com sua raquete (barra vertical) e lançar para o campo adversário, marcando ponto quando a bola passasse ao campo adversário, esta simulação era chamada de tenis, tinha o famoso paredão para single player e existia uma outra que era do futebol com a diferença de terem algumas barrinhas a mais na tela, no final o conceito era o mesmo!!!

Faça um teste com Pong PAREDÃO Online para sentir como era a 1ª geração dos consoles:

Fonte: Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pong

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telejogo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telejogo_II

http://pt.wikipedia.org/wiki/Odyssey_100

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s