[Tutorial] Criação de Vídeos com Legendas

Publicado: agosto 29, 2008 em tutoriais

Após ter elaborado outro , notei que ainda haviam muitas dúvidas a respeito dos softwares e seus respectivos plugins de como inserir legendas em video, então foi desenvolvido este tutorial com mais detalhes, englobando também o processo de como se fazer em um filme já com as legendas inclusas, espero que lhes seja útil.

Caso tenha dividido seu arquivo em dois cds, você terá que seguir os passos citados abaixo para as duas partes, uma de cada vez.
Neste caso, você também terá que dividir sua legenda. Bastando seguir os passos deste tutor.

Contudo, se não tiver feito a divisão, basta seguir normalmente.

Atualmente, muitos filmes vêem com a legenda separada, entretanto você pode contornar isso com a opção de criar um VCD ou SVCD já com as legendas embutidas. Geralmente as legendas vem em dois formatos: “.srt” e “.sub”. Antes de tudo você precisará converter estas legendas para o formato do Sub Station Alpha (.ssa).

Com os seguintes programas:

•      Subtittle Converter – subconvertor12.zip – Converte de SRT para SSA.
•      Sub2SSA – SUBtoSSA – Converte de SUB para SSA.

1º: Faça a conversão da legenda para o formato Sub Station Alpha, seja qual for a legenda que você tenha pego, utilize o programa para converter esta legenda para o formato Sub Station Alpha (.ssa), ele será usada em conjunto com o VirtualDub.

2º: Pegue o VirtualDub e seu plugin  para legendas Sub Station Alpha
•      VirtualDub – VirtualDub-1.5.10.zip

Para aplicar as legendas com o VirtualDub, você irá precisar de um plugin. Este plugin se encontra no seguinte endereço:

•      Subtitler Plugin – Download subtitler-2_3.zip from virtualdub.org.

Descompacte este arquivo no diretório plugins/ do VirtualDub. Logo após reinicie o VirtualDub e o plugin será automaticamente carregado.

3º: Instalando o handler

Vá ao diretório onde está instalado o VirtualDub e execute o programa AuxSetup.exe. Clique então em “Install handler”, para instalar os arquivos necessarios para o frameserver, e reinicie o VirtualDub.

4º: Abrindo o vídeo a ser utilizado no frameserver

Abra o VirtualDub

Vá em “open video file” e abra o filme que deseja fazer o vcd ou svcd.

5º: Execute o filtro de legenda no VirtualDub

Iremos agora aplicar a legenda “.ssa” no vídeo. Para tanto vá ao Menu “Video” e depois “Filters…”. Irá se abrir uma nova tela, clique então em “Add…”.

Selecione subtitler e clique “OK”. A janela abaixo se abrirá:

Clique na tecla com “três pontinhos” e selecione a legenda em “.SSA” que você deseja utilizar. Para não ter problemas, deixe a tela como a figura acima.

Após clicar “Ok”, a tela anterior ficará como a imagem acima. Agora basta clicar “Ok” novamente.

6º: Criando um frameserver

A criação de um “Frameserver” é uma parte importante, pois irá servir ao TMPGEnc.

Entendendo o que é um frameserver.

Ao se criar um frameserver através do VirtualDub, você estará criando um arquivo simbólico, que representa o vídeo já trabalhado com o VirtualDub, a diferença é que não irá precisar encodar novamente um vídeo, pois irá utilizar direto do VirtualDub.

Assim, depois de colocar a legenda, vá no menu “File” e selecione “Start frame server…”. Clique em “Start”, e selecione um nome de arquivo qualquer para o arquivo-simbólico do frame server (por exemplo: o nome do vídeo ou qualquer outro). Este arquivo terá a extensão “.vdr”. Verá então que o VirtualDub será minimizado e, apenas uma pequena janela irá aparecer:

Atenção

Salve a extensão como “.VDR”, porque se não fizer isto, o programa não o fará por você, e sem a extensão o “TmpgEnc” terá dificuldades para encontrar o frame server (por exemplo: “caribe.vdr”).

Deixe esta janela aberta durante o restante do processo. Pois esta janela mostra que o Frameserver está pronto para receber requisições, e você irá notar que ao iniciar o encode, os números 0 vão mudar, indicando que os frames estão sendo servidos para o TMPGEnc.

1.Fazendo a Conversão

Se já fez a conversão dividindo o cd, pode fazer direto, e para quem ainda nao o fez pois nao precisou dividir o cd, siga as dicas:

Inicialmente você vai precisar do programa que faz a conversão de AVI -> MPEG. O programa se chama TMPGEnc, e você pode encontrá-lo no seguinte endereço:

•      TMPGEnc – TMPGEnc-2.520.54.163-Trial.zip

1.1. Destravar ou dar um “unlock” nas propriedades do TMPGEnc

O programa  TMPGEnc vem com uma tranca, a qual terá que ser desativada manualmente:

1º.      Abra o programa, e clique na tecla “Load”, no canto inferior direito da janela, ao lado do botão “Settings”.
2º.      Selecione o arquivo Extra/unlock.mcf, e abra-o.
3º.      Pronto, as opções vão ser “destravadas”.

Você poderá ver um exemplo de função “trancada”, é o ajuste de bitrate (qualidade) de um SVCD, ou o tipo de encode dos arquivos MPEG (CBR ou VBR).

1.2. Utilizando o “Wizard” para criar o VCD

Ao abrir o programa, o assistente (Wizard) irá te auxiliar na criação do VCD. Caso esta tela não abra, digite CTRL+W.

1º: Verifique os frames por segundos do seu vídeo.

Caso seu DVD Player tenha suporte para todos os formatos de resolução de vídeo (PAL, NTSC e NTSCFilm), sugiro que encode o seu arquivo MPEG de acordo com a quantidade de frames por segundo do seu vídeo-origem. Para esta verificação, você vai precisar do programa VirtualDub.

Após a abertura do VirtualDub:

1º.      Abra o seu vídeo original, indo ao menu “File”, e depois em “Open Video File”.
2º.      Vá no menu “File” e logo após em “File information…”
3º.      Verá então a tela acima, e no local em destaque pelo círculo vermelho, estão os frames por segundo do seu vídeo original.

1.3: Escolhendo a resolução do seu VCD ou SVCD

Escolha no “Wizard” a resolução de acordo com os frames por segundo:

•      29,97fps – NTSC
•      23,976fps – NTSCFilm
•      25fps – PAL

Se o DVD Player que possui, não tiver suporte a todos os formatos, escolha o que ele suportar. Contudo este método é ruim, pois o TMPGEnc converte o vídeo para ficar com os frames por segundos de acordo com a resolução que você escolher, independente do vídeo origenal.

1.4: Salvando o Áudio do filme para um arquivo “.WAV”

Você irá necessitar mais uma vez do VirtualDub para esta ação.

1º.      Abra o arquivo de vídeo no VirtualDub, indo no menu “File” e depois em “Open Video file…”
2º.      Depois vá no menu “File” novamente, e selecione a opção “Save WAV…”
3º.      Dê um nome ao arquivo [b]WAV
(por exemplo: caribe.wav) e salve-o num diretório qualquer.[/b]

isto é recomendado por precaução, pois as vezes, quando o TMPGEnc está encodando o vídeo em Div-X, pode acontecer de ele não conseguir fazer a leitura sincronizada do vídeo e do áudio, criando assim um VCD ou SVCD desincronizado.
Ao criar este arquivo WAV, o trabalho do TMPGEnc é facilitado, pois ao ler de duas fontes diferentes, vai estar lendo diretamente do arquivo WAV, não tendo assim que descompactar o arquivo para depois ler os dados dele.

1.5: Selecionando a origem no TMPGEnc

Após fazer a escolha da resolução do seu VCD/SVCD na primeira parte do Wizard, temos agora de selecionar o vídeo e o audio original nesta segunda parte.

1.5.1.      Em “Video File”, selecione o arquivo “.VDR” (o arquivo que você criou com o VirtualDub). Atente para o fato que o frameserver estará rodando com a legenda, isto resultará no filme final.

1.5.2.      Em “Audio File”, selecione o arquivo “.wav” criado na etapa anterior.

1.5.3.      Logo depois clique “Next”.

1.6: Ajustando a conversão do tempo em minutos.

Nesta tela clique apenas “next”.

1.7: Ajustando a qualidade (bitrate) do VCD ou SVCD

Vamos configurar agora a qualidade (bitrate) do VCD/SVCD para o tamanho ideal que caiba no VCD.

1º.      Desmarque a opção “Auto Setting” para que você possa ajustar as configurações de bitrate. (1)
2º.      Defina o tamanho do CD que irá utilizar. (2) Vamos tomar como exemplo um CD de 80 minutos.
3º.      Sugiro que o vídeo ocupe 99% do espaço do CD, assim você tem, além de uma melhor qualidade, também a ocupação máxima do CD.
4º.      Depois clique em “Expert” para as configurações adicionais.

Quando o programa TMPGEnc faz a conversão para o formato MPEG do VCD, redimensiona a resolução de vídeo. Assim quando o vídeo esta em Widescreen, a tela fica destorcida, obtendo um resultado final muito ruím, e para corrigirmos este problema, devemos executar:

1º.      Após clicar em “Expert” vá em “Advanced”.
2º.      Em “Video arrange Method”, escolha “Full Screen (keep aspect ratio)”, assim o programa não irá redimensionar o tamanho do vídeo. Caso seu vídeo não seja Widescreen, pode-se colocar apenas “Full screen”. Se não quiser redimensionar o vídeo, para não comprometer a qualidade do mesmo (caso o vídeo seja de baixa qualidade e baixa resolução, como alguns que você pega por aí na Internet), selecione “Center (keep aspect ratio)”.
3º.      Clique “OK”, e ao retornar à tela de ajuste de bitrate, clique “Next”
.

1.8: Salvando o arquivo final

Basta agora que você escolha o nome do arquivo MPEG que deseja salvar e pronto! Caso você marque a opção “Start encoding immediately”, o programa vai começar a fazer o encode. Mas se você selecionar a opção “Create another project(s) for batch encoding”, irá poder criar outro projeto e depois executar tudo de uma só vez através do Batch. Para acessar a fila do Batch, vá no menu “File” e depois em “Batch Encode”. Para rodar as tarefas, selecione-as e clique em “Run”.

1.9: Gravando ou “Queimando” o VCD ou SVCD!

Recomendo a utilização do Nero Burning ROM para queimar o seu VCD/SVCD. Para fazer a gravaçao use o modo “Disc at once”, assim ele grava no cd continuamente, fazendo com que caiba ate 770 mb nun cd de 700mb.

Anúncios
comentários
  1. Estellah disse:

    Olá. Eu sei que o post é meio antigo, mas não custa tentar receber uma resposta…
    Eu fiz tudo como descrito, só que no 6° passo os n°s 0 não mudam, ficam congelados e nada acontece. O que eu fiz de errado e como posso terminar o processo?
    Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s