[Tutorial] Criando um Servidor Dedicado p/ CS Source [1ª opção][Pedido]

Publicado: julho 8, 2008 em tutoriais

“Atendendo a pedidos ai vai um tutorial de configuração para um servidor dedicado de Counter strike source, este tutorial já vem rolando na net a alguns anos e pode-se achar em diversos sites e blogs da rede, desta forma fica quase que impossível descobrir o autor do mesmo, a maioria da galera não dá refência ao autor copiando o conteúdo e deixando a todos a entender que a criação é dele, mas isso não vem ao caso agora, simplesmente relato meu parecer e gosto de ser justo a aquele que realmente perdeu seu tempo em aprender alguma coisa e transmitir a todos através de um tutorial parte daquilo que aprendeu, de qualquer forma meus sincerros agradecimentos ao verdadeiro autor deste trabalho, mas vamos ao que interessa”

 

Este tutorial tem por finalidade ensinar como configurar um servidor dedicado do counter-strike : source.Um servidor dedicado do counter strike source permite que você hospede um servidor de cs:s sem que necessariamente tenha que estar no jogo, o que não acontece ao criar-se um servidor normal pelo link “create server” do menu CS:S pelo STEAM.

 

Um servidor dedicado também permite um maior controle sobre o servidor, permitindo os comandos kick, ban e o acompanhamento dos recursos de sistema que o sd (servidor dedicado) está utilizando.


Ao configurar um servidor dedicado em seu computador, é importante levar considerações em alguns pontos, como:configuração do pc;
taxa de upload da conexão; (este é o mais importante de tudo)
variáveis de configuração;

configuração do pc
para que seu servidor rode sem lag é necessário ter um computador adequado ao número de slots (jogadores) que você irá definir para o servidor. Abaixo segue uma tabela de qual a configuração mínima necessária (apenas como referência, é claro) para que seu servidor não tenha problemas de lag.

Tamanho do server 8 slots
cpu: 800
ram: 256mb

tamanho do server: 16 slots
cpu: 1200
ram: 384mb

tamanho do server: 24 slots
cpu: 1600
ram: 512mb

tamanho do server: 32 slots
cpu: 2200
ram: 768mb

 

 

Dica:

Se vc tiver um PC core 2 duo (ou superior) – 2 gb ou + de memória ram – esqueça tudo o que está ai em cima de configuração pois será possível rodar tranquilamente com 32 slots, ( o maior problema encontrado sempre será no upload da sua banda larga, exemplo: somente os pacotes de 4mb e 8mb do speedy te darão condição de rodar o servidor com 32 slots devido a velocidade ser superior a 600 kbps (60 kb) de upstream , já os pacotes de 1mb e 2mb te darão míseros 128 kbps (12 kb), tornando o servidor lagado qdo o número de jogador for superior a 16, esta é a gde merda da banda larga no Brasil, te dão razoável velocidade de download mas o upload é um lixo, é este fator que leva muita gente a pagar por um servidor dedicado!

levando isso em consideração você já é capaz de definir razoavelmente qual será o tamanho do servidor que você poderá hospedar. Mas lembre-se, ao utilizar outros recursos do computador, como jogar, ouvir música, fazer downloads, etc, tais atividades irão competir por processamento e memória do seu pc e poderão criar lag em seu servidor dedicado.Taxa de upload da conexão

a taxa de upload de sua conexão de internet é um dos fatores mais importantes na configuração de um servidor dedicado (conforme explicado acima). A taxa de upload irá definir quantos slots você poderá ter em seu servidor, assim como será a base para o cálculo das variáveis de configuração do servidor  (as quais serão explicadas adiante). Você pode descobrir sua taxa de upload e download ligando para seu provedor de internet ou acessando o site mesmo.

Variáveis de configuração
uma super configuração de pc e uma ótima conexão não irão garantir um ótimo servidor dedicado. É necessário que você diga ao servidor quais serão os limites que cada usuário deverá respeitar ao entrar no servidor, ou seja, quanta informação o pc dos jogadores poderá requisitar e/ou enviar por segundo ao servidor. As principais variáveis do servidor que deverão ser configuradas são: sv_maxrate, sv_maxupdaterate, sv_minrate.

 

 

Configuração do servidorapós essa pequena introdução vamos partir para a configuração do servidor propriamente dita. Primeiramente certifique-se de que possui o hardware adequado para rodar o servidor, a partir disso, verifique a sua conexão de internet para saber sua taxa de upload, normalmente é medida em kbps, podendo ser 150kbps, 300kbps, 512kbps, 600kbps, 1000kbps ou mais.
Agora você poderá calcular quantas pessoas o seu servidor irá suportar, para isso deverá definir qual sv_maxrate você quer usar. Tenha em mente que a taxa de sv_maxrate define o maximo de bits de informações que o servidor enviará aos clientes. Essa e outras variáveis você encontrará no arquivo server.cjg na pasta ”steamapps\suaconta\source dedicated server\cstrike\cjg”, se o arquivo não existir crie-o no bloco de notas e adicione tais variáveis.
Não recomendo um rate menor que 6144 para um servidor com mais de 16 jogadores ou menor que 4096 para um servidor com mais de 12 jogadores.
O cálculo deverá ser o seguinte:

para sv_maxrate 6144:
largura de banda (upload) em kbps / 48 = número de jogadores.

Para sv_maxrate 4096:
largura de banda (upload) em kbps / 36 = número de jogadores.

Para sv_maxrate 3072
largura de banda (upload) em kbps / 24 = número de jogadores.

Então, se você possuir uma largura de banda (upload) de 600kbps e você desejar um sv_maxrate 6144, você deverá dividir 600 por 48 e terá um servidor  para 12 pessoas.qualquer servidor funcionará absolutamente perfeito com um sv_maxrate 6144, um valor acima disso é desnecessário e não terá um efeito positivo.

 


Também é possível fazer o cálculo de traz para a frente, sabendo o número de jogadores desejados e sua taxa de upload você poderá calcular a sv_maxrate, utilize o seguinte cálculo:
sv_maxrate = largura de banda (upload) em kbps x 128 / n° jogadores

logo, se você quer um servidor para 12 pessoas e possui uma taxa de upload 600kbps, a variável sv_maxrate será de 6400.


Agora iremos configurar a variável sv_minrate. Essa variável deverá sempre ser colocada em 0 (zero), uma vez que os clientes com conexão ruim poderão utilizar a sua cl_cmdrate o mais baixo possível e assim jogarem com menos lag.


Atenção: jogadores com ping alto não causam lag no server, servers mal configurados causam lag.
Finalmente iremos configurar a última e mais importante variável do server, a sv_maxupdaterate. O cálculo para essa variável deverá ser o seguinte:
sv_maxupdaterate = sv_maxrate / 256
se você estivesse utilizando sv_maxrate 6144 então a sv_maxupdaterate seria de 24.


Basicamente, comece com essa fórmula e se o servidor ainda tiver problemas com lag apenas vá diminuindo a sv_maxupdaterate a valores menores do tipo: 20, 15, 10, 6, até que o servidor não tenha mais problemas de lag.

Criando servidor dedicado

 

 

até agora configuramos a parte interna do servidor, mas ainda é necessário um ajuste fundamental. Ao criar seu servidor dedicado é importante que ele esteja configurado para rodar em “alta prioridade” no windows.servidor dedicado estará funcionando perfeitamente.

Para deixar seu servidor dedicado rodando em alta prioridade, inicie o servidor dedicado normalmente, e então, abra o gerenciador de tarefas (ctrl + alt + del) e procure a aba processos.localize o processo chamado srcds.exe, clique com o botão direito sobre ele, selecione definir prioridade e depois selecione alta.
Pronto seu

About these ads
Comentários
  1. Vitor disse:

    eu queria colocar tiro traçante no CS SOURCE, no 1.6 eu colocava, sabe se tem como fazer essa mesmas configurações do server do 1.6 no source?

  2. Vinicius disse:

    Cara li tudinho vc esta de parabens por colocar o tuto aqui nunca tinha visto este tuto ai é mt explicado obrigado

    abraço!

  3. Gustavo disse:

    Vlw ae mano muiro loko o tutorial nunka tinha visto um assim.

  4. ZEDAMACONHA disse:

    Vei eu saquei como fazer esas continhas de sv_maxrate e etc aiguem me explica?.

  5. club do carro disse:

    qero informação server cs de como montar pois tenho l links de uploand 4mb

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s