[Tutorial] Criando um Servidor Dedicado para o CS Source

Publicado: março 7, 2008 em tutoriais

Um servidor dedicado de Counter Strike Source permite que você hospede um servidor de CS:S sem que necessariamente tenha que estar no jogo, o que não acontece ao criar-se um servidor normal pelo link Create Server do menu CS:S.
Um servidor dedicado também permite um maior controle sobre o servidor, permitindo os comandos kick, ban e o acompanhamento dos recursos de sistema que o SD (server dedicado) está utilizando.
Ao configurar um servidor dedicado em seu computador, é importante levar considerações em alguns pontos, como:

Configuração do PC:
Taxa de upload da conexão;
Variáveis de configuração;

Parte 1 – Informações

Tamanho do server: 8 slots
CPU: 800
RAM: 256mb

Tamanho do server: 16 slots
CPU: 1200
RAM: 384mb

Tamanho do server: 24 slots
CPU: 1600
RAM: 512mb

Tamanho do server: 32 slots
CPU: 2200
RAM: 768mb

Levando isso em consideração você já é capaz de definir razoavelmente qual será o tamanho do serveidor que você poderá hospedar. mas lembre-se, ao utilizar outros recursos do computador, como jogar, ouvir música, fazer downloads, etc, tais atividades irão competir por processamento e memória do seu PC e poderão criar lag em seu server dedicado.

Taxa de upload da conexão
A taxa de upload de sua conexão de internet é um dos fatores mais importantes na configuração de um server dedicado. A taxa de upload irá definir quantos slots você poderá ter em seu server, assim como será a base para o cálculo das variáveis de configuração do server (as quais serão explicadas adiante). Você pode descobrir sua taxa de upload e download ligando para seu provedor de internet ou acessando o site mesmo.

Variáveis de configuração
Uma super configuração de PC e uma ótima conexão não irão garantir um ótimo server dedicado. É necessário que você diga ao server quais serão os limites que cada usuário deverá respeitar ao entrar no server, ou seja, quanta informação o PC dos jogadores poderá requisitar e/ou enviar por segundo ao server. As principais variáveis do server que deverão ser configuradas são: sv_maxrate, sv_maxupdaterate, sv_minrate.

Parte 2 – Configuração do server

Após essa pequena introdução vamos partir para a configuração do server propriamente dita. Primeiramente certifique-se de que possui o hardware adequado para rodar o servidor, a partir disso, verifique a sua conexão de internet para saber sua taxa de upload, normalmente é medida em kbps, podendo ser 150kbps, 300kbps, 512kbps, 600kbps, 1000kbps ou mais. Agora você poderá calcular quantas pessoas o seu server irá suportar, para isso deverá definir qual sv_maxrate você quer usar.

Tenha em mente que a taxa de sv_maxrate define o máximo de bits de informações que o server enviará aos clientes. Essa e outras variáveis você encontrará no arquivo server.cfg na pasta ”steamapps\suaconta\sourcededicated server\cstrike\cfg”, se o arquivo não existir crie-o no bloco de notas e adicione tais variáveis.

Não recomendo um rate menor que 6144 para um server com mais de 16 jogadores ou menor que 4096 para um server com mais de 12 jogadores. Cálculo deverá ser o seguinte:

Para sv_maxrate 6144:
Largura de banda (upload) em kbps / 48 = número de jogadores.

Para sv_maxrate 4096:
Largura de banda (upload) em kbps / 36 = número de jogadores.

Para sv_maxrate 3072:
Largura de banda (upload) em kbps / 24 = número de jogadores.

Então, se você possuir uma largura de banda (upload) de 600kbps e você desejar um sv_maxrate 6144, você deverá dividir 600 por 48 e terá um server para 12 pessoas. Qualquer server funcionará absolutamente perfeito com um sv_maxrate 6144, um valor acima disso é desnecessário e não terá muito efeito positivo. Também é possível fazer o cálculo de traz para a frente, sabendo o número de jogadores desejados e sua taxa de upload você poderá calcular a sv_maxrate, utilize o seguinte cálculo: sv_maxrate = largura de banda (upload) em kbps x 128 / n° jogadores, logo, se você quer um server para 12 pessoas e possui uma taxa de upload 600kbps, a variável sv_maxrate será de 6400.

Agora iremos configurar a variável sv_minrate. Essa variável deverá sempre ser colocada em 0 (zero), uma vez que os clientes com conexão ruim poderão utilizar a sua cl_cmdrate o mais baixo possível e assim jogarem com menos lag. Atenção: jogadores com ping alto não causam lag no server. Servers mal configurados causam lag. Finalmente iremos configurar a última e mais importante variável do server, a sv_maxupdaterate. O cálculo para essa variável deverá ser o seguinte: sv_maxupdaterate = sv_maxrate / 256 se você estivesse utilizando sv_maxrate 6144 então a sv_maxupdaterate seria de 24. Basicamente, comece com essa fórmula e se o server ainda tiver problemas com lag apenas vá diminuindo a sv_maxupdaterate a valores menores do tipo: 20, 15, 10, 6, até que o server não tenha mais problemas de lag.

Parte 3: Criando servidor dedicado

Até agora configuramos a parte interna do server, mas ainda é necessário um ajuste fundamental. Ao criar seu servidor dedicado é importante que ele esteja configurado para rodar em “alta prioridade” no Windows. Para deixar seu server dedicado rodando em alta prioridade, inicie o server dedicado normalmente, e então, abra o gerenciador de tarefas (ctrl+alt+del) e procure a aba processos. Localize o processo chamado srcds.exe, clique com o botão direito sobre ele, selecione definir prioridade e depois selecione alta. Pronto seu servidor dedicado estará funcionando perfeitamente.

Fonte: http://www.adrenaline.com.br
Fonte: http://www.axessource.gnx.com.br
comentários
  1. dudu disse:

    tem como eu criar um servidor para cs source que bloqueia os chiter e macetes se ter algo que possa ajudar deiche uma dica por favor lembre que e para jogar sem a net jogar em lan

    • kdão disse:

      dudu,
      é simples bloquei o acesso dos jogadores aos comandos de console,
      o mani admin plugin faz isto por vc é só escolher a opção para isto, ok?

  2. hendrew disse:

    gostaria de saber qual a configuração que nesse-sito para rodar um server com ate 5000 sem lag algum estava pensando em dedicado no usa espero resposta muito obrigado…

  3. Pitbull disse:

    Pessoal testem o meu servidor dedicado de cs source non steam v34 (e a versão antiga)

    O servidor tem já ip fixo e lag-free ou seja sem BREAKS nem LAG!

    IP FIXO: wopserver1.servegame.com:27015

    e só meter na consola: connect wopserver1.servegame.com:27015
    e entram na boa😉

    Podem add aos FAVORITOS!

    Download do jogo aqui: http://servidorcss.no.comunidades.net

    cumpz,

    bom-jogo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s