Criando uma sala no Hammer – para iniciantes

Publicado: novembro 30, 2007 em mapping

Este tutorial foi elaborado dando como exemplo a criação de uma sala para o jogo dethmatch do half-life2, o procedimento para criação de salas e mapas para o CS Source, CS 1.6, CS-cz, DOD, TFeam fortress2 e outros jogos é o mesmo, o que muda são as interfaces, regras, e entidades estabelecidas para cada tipo de jogo!

1º passo: Abra seu “Source SDK”

hammer1.gif

2º passo – Abra o hammer.

3º passo – Ok, Agora você deverá iniciar
clicando em “Brush/Block Tool”

hammer3.gif

4º passo – Mova seu cursor para a janela “Top”. Click e arraste até conseguir o tamanho desejado para o bloco.

hammer4.gif

5º passo – Pressione enter

6º passo – visualize a tela “camera” – você deverá ter esta imagem? (se não aparecer a figura acima você deverá  usar as teclas  WASD para poder rotacionar o bloco criado)

hammer5.gif

7º passo – Agora sim nós iremos construer uma sala.

hammer6.gif

Entre em:  Tools>Make Hollow…

8º passo – uma caixa pop up aparecerá , você pode usar números se quiser, memorize, negativo (-) é a parte de fora, nunca use tamanho maior que 1000, (a menos que vc queira, mas poderá trazer algum problemas na compilação final do mapa), na verdade não é uma regra somente uma dica aos mais inexperientes!

hammer7.gif

9º passo – agora nas telas “side” ou “front”, arraste para cima deixando 2 espaços entre os grids

hammer8.gif

*não use valor menor que  88, pois ficará muito pqequeno*

10º passo – Mova para dentro do seu brush, você deverá ver algo parecido com a imagem acima. Se não o fizer, ela se manterá deslocada até que você faça.

hammer91.jpg

11º passo – Agora vocêprecisa adicionar  “spawn point” Click no botão “Entities” (entidades).

hammer10.gif

Agora , no lado direitos das ferramentas, você deve selecionar “info_player_start”Como neste caso o mapa é um deathmatch a entidade a ser selecionada é a de nome “Info_player_deathmatch”- o procedimento para o CS source é o mesmo mas tem que ser a entidade correta para o mapa, ok?

hammer11.gif

12º passo – Agora com “info_player_start” selecionado, vá para dentro da tela “camera” Click onde você deseja que inicialize o spawn dos jogadores (ponto onde eles nascem).

hammer12.jpg

(não adicione a entidade dentro do bloco, caso isso ocorra ao iniciar o mapa o jogador ficará “pregado” ao solo)

13º passo – Agora poderemos adicionar alguma arma, Certifique – se de que a Entidade do jogador não esteja mais selecionada. Click novamente no botão entidade e selecione a arma que deverá ser carregada com o mapa no meu caso usei uma “crossbow”.

hammer13.gif

14º passo – do mesmo jeito que você adicionou a “Info_player_start”, visualize e coloque a arma em um ponto qualquer do mapa (a seu gosto).

hammer14.jpg

15º passo – Agora poderemos adicionar alguma luz à sala. (sem a entidade luz seu mapa ficará completamente escuro após ser compilado.)

hammer15.gif

16º passo – repita o processo de escolha de entidade conforme a figura acima e disponibilize a entidade em um ponto alto a sua escolha dentro da sala.

hammer16.jpg

17º passo – altere a iluminação da entidade clicando com o botão direito sobre ela e abrindo a opção propriedades, conforme segue abaixo.

hammer17.gif

18º passo – agora você terá uma luz tipo spot em seu mapa. Para isto, click em “Pitch Yaw Roll”

hammer18.gif

19º passo – Compile o mapa pressionando (F9), ele irá crier 2 arquivos .vmf e um .bsp, que deverá ser adiconado automaticamente na pasta HL2 9deathmatch. Para saber se o ping do mapa está bom digite +net_graph 3, isso após carregar o mapa é só baixar o console e digitar, ele mostrará o FPS, Ping e outras informações.

(compile o mapa conforme a janela abaixo, se for teste no item “run Rad” escolha a opção “No” o mapa será compilado sem a iluminação spot, ou seja compila muito mais rápido, quando tudo estiver ok, ai sim você deverá compilar com normal ou fast o RAD)

hammer19.gif

Muito fácil ! mão à obra galera!

 

Escrito por – Suicidal-kid

Tradução e correção de alguns pontos falhos no tutorial por : kdão
 

comentários
  1. vitor disse:

    como dexar o meu mapa totalmente escuro com sky

    • kdão disse:

      saudações vitor,
      procure em seu mapa se há a entidade light_enviroment se não tiver, coloque!
      após isto click com o botão direito do mouse sobre a entidade e mude o angulo de iluminação da entidade
      ou reduza a luminosidade da mesma é fácil localizar isto na janela de propriedades da entidade, ok?

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