31 de Outubro – Dia de Helloween – Mas qual o seu significado?

Publicado: outubro 31, 2007 em Informativos

Dia das Bruxas (Helloween) ou Noite Santa Esta é uma comemoração católica muito interessante, e não se trata do dia todo mas inicia-se nessa noite, como já diz corretamente o nome inglês. Isso porque as bruxas reais não existem, embora, elas convivam no imaginário das pessoas desde a infância de maneira muito saudável.

A maioria das estórias traz essa personagem para exemplificar as más ações e as pessoas de mau caráter, que no final são desmascaradas, ridicularizadas e excluídas do final feliz. E é dessa forma que surgem, nessa noite, em meio às brincadeiras das crianças americanas. Sim, porque essa comemoração é um acontecimento tradicional em países como os Estados Unidos, o Reino Unido, dentre outros de origem anglo-saxônica.Aqui no Brasil a noite do Halloween começou a ser comemorada somente há poucos anos e, nas capitais e grandes cidades, tendo uma conotação totalmente comercial.

Assim, o uso de “dia das bruxas” como tradução de “Halloween” é uma deturpação feita de propósito pelo marketing comercial. Depois porque a palavra Halloween tem sua origem na Igreja Católica. “Hallowed” vem do antigo idioma inglês que significa “santo”, e “e’em” também de significa “noite”, então o significado é “noite santa” ou “All Hallows Eve”, “noite de todos os Santos” e corresponde ao dia primeiro de novembro, que no catolicismo é o dia de reverenciar todos os Santos.

Agora vamos à história e à antiga tradição dessa noite. No quinto século antes de Cristo, na Irlanda, que era povoada pelos celtas, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Essa noite marcava o início do ano céltico onde se festejava o Samhaim, um feriado especial. A tradição diz que nessa noite, o deus dos mortos, voltava à terra trazendo consigo uma legião de espíritos.Segundo os druidas, sacerdotes desses povos, os espíritos precisavam ser agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados e suas colheitas não resistiriam ao duro inverno. Seguiam-se, então, alguns rituais, que esses pagãos acreditavam iriam protege-los, afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam o ritmo da natureza.Também, as pessoas que saíssem, nessa noite, colocavam sobre as roupas, velhos chapéus e surrados capotes e botas, para não chamar a atenção desses espíritos.

Com o advento de Cristo, esses povos se converteram e a data foi mantida mas para reverenciar todos os Santos falecidos, que pelo seu exemplo de vida em perfeita comunhão com a Santíssima Trindade intercedem por nós com seus sopros de Luz. A partir do descobrimento da América, mais recentemente, alguns imigrantes irlandeses, introduziram o Halloween nos Estados Unidos.

No final do século dezenove, seus costumes se popularizaram. Essa noite era destinada a infringir regras e causar danos às propriedades, era uma liberação consentida da prática de atos de vandalismo não tolerados noutras épocas do ano.

Para entender melhor digamos que era como uma noite de carnaval exagerada, como aquelas que se vê em filmes antigos, sem o apelo sexual de hoje. Aos poucos, ao longo dos anos, foi sendo transformada numa noite de brincadeiras infantis “saudáveis”. As casas são enfeitadas com abóboras iluminadas, para espantar os “pequenos vândalos fantasiados” que em troca de guloseimas, não estragam os jardins e nem picham os muros dessas residências.

Atualmente, nessa noite, as superstições dos druidas celtas servem para aumentar os faturamentos das casas noturnas e para enganar os incautos sem fé. 

Por que nos Estados Unidos se comemora o helloween?

Como descrito acima o Halloween teve origem na Europa muitos séculos atrás. O último dia de outubro era considerado a entrada do inverno e nessa noite todo o mal estaria solto. Então as pessoas faziam grandes fogueiras e usavam máscaras horrendas para espantar o mal.

Como as pessoas se reuniam e levavam comida e bebida, acabava virando uma celebração e os que não compareciam eram alvo de sustos e brincadeiras. Com o passar do tempo a crença no mal solto durante a noite foi se perdendo, ficando a tradição de uma celebração que passou para o dia e para as crianças que se fantasiam e “pregam peças” se não ganharem guloseimas. Como os primeiros colonos americanos eram da Europa, a tradição se manteve naquele país.

Anúncios
comentários
  1. karen torres disse:

    ola queridas ou queridos
    aqui quem esta falando e a karen estou passando para dizer que adoro esta data porque e meu anivessario eu acho este dia muito importante mesmo e um dia cormemorativo
    obrigada(o)pelas suas atençao
    sou realmente granta a todos vcs
    bjs
    karen

  2. GABI disse:

    SITE LEGAL MAIS TEM QUE COLOCAR OQUE SIGNIFICA MESMO O HELLOWEN…

    BJINHUS

  3. FbO*|FreeStyl3 disse:

    oi meninas
    de piasada
    ai leia o texto do dia das bruxas que vc vai achar muito entere sante
    vaii ajudar a vc fazer trabalhos e etc..
    ai gostei muito do texto me ajudoul muito vllw

  4. andre disse:

    legalsinho pode melhorar

  5. LUCAS disse:

    ola queridas ou queridos
    aqui quem esta falando e a karen estou passando para dizer que adoro esta data porque e meu anivessario eu acho este dia muito importante mesmo e um dia cormemorativo
    obrigada(o)pelas suas atençao
    sou realmente granta a todos vcs
    bjs
    karen

  6. jaine disse:

    Parabens tudu de bom pra vc querida
    achei muitu legal o site me ajudo bastante
    obg s2

  7. ichigo disse:

    e o dia da magia negra
    dia dos malignos.
    quem acredita em magia negra e enganado
    seres humanos.bom o que eu acho!

  8. aline disse:

    adorei esta pagina do dia das bruxas muito tri..

  9. daniele disse:

    nosssaaaaa qua ssustador isssooookkkkkkkkkkkkkkkk

  10. fernanda disse:

    eu nasci no dia 31 de outubro, e nao sou bruxa.sou uma deusa!!!
    rsrsrs

  11. arabia amelia disse:

    nasci dia 31 de outrubo mas nao entendo porque colocaram o dia das bruxas nesse dia

  12. hayara silva disse:

    e muito bom!!

  13. I have been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any
    interesting article like yours. It is pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all site owners and bloggers made good content as
    you did, the net will be much more useful than ever before.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s