[Tutorial] Aprenda a Construir Mapas para os jogos da Valve

Publicado: outubro 17, 2007 em tutoriais
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      Além dos mapas oficiais dos jogos e mods consagrados da valve, existem milhares de outros mapas (intitulados de mapas custom) que foram desenvolvidos pela grande comunidade de players e aficcionados espalhados pelo mundo todo, alguns deles fizeram tanto sucesso entre os jogadores que acabaram sendo oficializados em novas versões do CS e DOD, o sucesso dos jogos da valve é inquestionável e poucos concorrentes conseguiram fazem frente a sua engine, atualmente a engine que apresenta um melhor desempenho e recursos segundo os especialistas em games é a “crytek engine” desenvolvedora dos títulos “far cry” e “crisis”, porém perde no aspecto de foco principal que é o cliente final, ou seja, não é qualquer um que poderá pagar pelo hardware mínimo exigido para rodar os seus jogos, é justamente ai que a valve ganha disparado dos seus concorrentes,         

      Para quem não sabe os títulos counter strike, day of defeat, team fortress, foram desenvolvidos apartir da engine do jogo half-life onde a valve teve a grande ousadia de lançar, junto ao pacote, todas as ferramentas necessárias para a criação de mods e mapas; foram Erik Johnson e Cliffe que desenvolveram o counter strike, rapidamente foram contratado pela Valve onde aperfeiçoaram juntos todas as versões do CS até a atual CS Source.       

      Para se criar um mapa ou mod é preciso ter uma conta steam (gratuita) e uma das versões paga do half-life 1 ($10-R$19,00) ou half-life 2 ($29,00 – R$55,00), após a compra e atualização do jogo via steam é necessário baixar a ferramenta SDK para começar a construir seus mapas ou mods, mas é preciso se interar dos recursos que o software lhe oferece e nada melhor do que um tutorial básico para você começar, apesar de ter vários disponíveis na rede mundial o do link abaixo foi bem elaborado, em português, e irá facilitar bem a sua vida! segue também 2 videos aula!!!

http://totti.planetaclix.pt/kalibu/

comentários
  1. cleymarlei disse:

    Aii cara eu tento tento tento mas a texturização não saii queria saber pq!

  2. kdão disse:

    como assim não sai?
    explique melhor o que está ocorrendo?
    é possível enviar alguma imagem pra facilitar?

  3. Pedro disse:

    Tenho uma duvida que ainda n consegui tirar em nehum lugar da internete. O Source SDK faz mapas para o CS Source, mas estes mapas também são jogaveis no CS 1.6????

    Espero que saiba a resposta.

  4. kdão disse:

    Saudações Pedro,
    A resposta é NÂO,
    Apesar de ser utilizado o Hammer para a construção de mapas que é o mesmo tanto para o cs 1.5/1.6 e CS source como também para outros jogos e mods da VALVE,
    Temos que entender que o Hammer é um software de complemento para criação de mapas que deve ser configurado em função de uma Engine, no caso do CS source o mesmo utiliza a “engine source” que foi desenvolvida para o half-life 2 e os novos jogos da VALVE, já o cs 1.5 e 1.6 utiliza a engine antiga e modificada do jogo quake, resumindo a engine SOURCE disponibiliza elementos gráficos e de efeito muito a frente da versão disponibilizada para o CS 1.5/1.6, de qualquer forma o que se cria numa engine não se pode rodar em outra, independente de uma ser mais atualizada do que a outra,
    resumindo: o sapato de pé esquerdo não veste o pé direito e vice-versa, ok?

  5. Pedro disse:

    ok, eu estou a preceber o que queres dizer. Já tenho o Hammer, como configuro para que consiga fazer o mapa?? Já vi num tutorial como se faz, mas não existem certos ficheiros que eles pedem para colocar e por isso, n consigo fazer nd:S

    Será por ser Steam?

  6. kdão disse:

    saudações camarada além mar,
    pois bem, se tua versão é steam a configuração aparece automáticamente em função do mod escolhido para criação do mapa, só que tem um porém??? a partir do SDK source o hammer se dividiu em 2 partes, sendo que uma trabalha com a versão dos jogos antigos e outra com a nova versão source, porém é necessário mudar a interface do hammer para que ele faça a migração de uma SDK para outra, não entendeu nada? é só ler o conteúdo do link abaixo que está tudo explicadinho, ok?
    https://socialgames.wordpress.com/2007/12/05/problemas-com-o-sdk-source-jogos-sumiram-da-lista/

  7. Pedro disse:

    Obrigado por o que tentas-t dizer-m, mas com akilo n dá pra fazer o k estava a dizer-te. Eu n consigo configurar o Hammer para o Cs 1.6 . Já para n falar que faltam muitas texturas…mas obrigado na mesma

  8. kdão disse:

    ok colega,
    existe uma forma de configurar manualmente, estaria postando futuramente este procedimento e acredito que poderá ajudá-lo!

  9. Pedro disse:

    ok, obrigado.

  10. Pedro disse:

    Boas…olha. acabei por fazer o mapa para o CS Source.
    Mas estou com duas duvidas e espero que me possas ajudar.
    1º Como ponho objectos, tipo cadeiras, secretarias?
    2º Como faço o mini mapa para o Radar de jogo?

    Abc

  11. kdão disse:

    ok pedro,
    são duas respostas uma mais fácil outras mais complicadas:
    objetos é necessário criá-los no hammer ou baixá-los de algum site, eu recomendo o FPSbanana, entre na opção “prefaps” lá vc encontrará de tudo até casa e veículos prontos,
    a outra que é do mapa eu responderei posteriormente através de um tutorial de criação par ao mesmo, ok?

  12. Pedro disse:

    ok. obrigado…não sabes mais nenhum local onde possa sacar “Prefabs”? estou farto de procurar e nd…saquei kase td o k o eles tinham para m dar…mas há muitas coisas k n sao muito boas…abc

  13. Pedro disse:

    olha, tenho mais uma pgt e espero k m saibas responder. Eu ja tenho metade do meu mapa construido, mas derrepente kd jogo com os meus bots para ver s esta tudo opracional, o jogo fica com muitos breks. sabes de alguma coisa k possa minimizar isso, ou uma maneira de dividir o mapa?
    obg

  14. kdão disse:

    olha Pedro, pelo jeito vc tá realmente afim de trabalhar com o hammer e isto acho ótimo pois a maioria mal começa e desiste devido a complexidade dela, aparentemente parece simples, mas ai começa a aparecer vazamentos no mapa e estes pequenos breaks/lags, a medida que vc vai construindo mapas vc irá descobrindo uma infinidade de possibilidades e facilidades no hammer, o tutorial completo para construção de mapas e muito grande e se perde horas e horas a fio para ler todo conteúdo e entender todo o mecanismo, mas vamos lá:
    um modo de vc reduzir o lag/break e colocando paredes de forma a fazer com que o seus bots naveguem em corredores ou entre prédios e casas, o erro mais comum da galera é criar um box grande e ir enfindo de tudo dentro dele, na realidade o ideal é vc construir box dentro de box, subdividindo o mapa e no final sim ter um bloco único, entenda que o break ocorre qdo o bot ou player entra em um ambiente em que a visão dele atinge grandes distancias, qto maior for o campo de visão do bot maior será o lag, pois ele calcula todos os polígonos que é colocado em seu campo de mira e envia ao computador para ser processado e renderizado, qto maior for o calculo necessário para rodar o ambiente, maior será o lag, exemplo: crie salas e corredores em forma de U, desta formea ele enchergará apenas a rederização de um ponto frontal e não lateral, construa elementos que favoreçam o bloqueio de grandes distancias no mapa, interligue uma sala na outra isto é simples e muito eficiente, se for ficar escrevendo aqui tudo o que é necessário para ter um bom mapa ficarei aqui até amanhã, isto não quer dizer que não quero ajudá-lo, pergunte o q quiser e se puder ajudá-lo estarei aqui, ok?
    para facilitar um pouco abaixo segue um link com tutoriais completos de mapeamento cs do basico ao avançado que poderá ajudá-lo (está em ingles, mas não dificil de entender), se tiver dificuldades com a lingua do tio sam me avise que te ajudo, ok?
    http://www.cs-maps.jolt.co.uk/index.php?page=Tutorial%201.htm

  15. Pedro disse:

    Olha, agradeço a ajuda mas so mesmo explicando o k kero fazer, é vdd k as coisas sao muito grandes e os espaços muito amplos, mas infelizmente o k tento fazer é mesmo assim. Sabes s o Nodraw pode ser utilziado para isso?? Ou seja, crio essas caixas como s fossem divisoes??
    Mas olha, adiciona-m no messenger, para falarmos melhor, acho k é mais facil….tens o meu mail, ne? adiciona sff.

    abc

  16. Pedro disse:

    é verdade so mais uma coisa, as lags k tenho tb existem kd estou a fazer o reconhecimento ao mapa soinho…isso ainda é mais estranho

  17. Pedro disse:

    Uma ultima coisa, ja sei qual era o meu problema, havia uma das paredes que delimitavam o cenario k n estava la,ou seja era o infinito,entao o jogo estava sempre a brecar…🙂
    de kalker modo se me quiseres adicionar é na boa🙂

    PS: Obrigado pela tua ultima resposta, foi ela que me levou a consertar o meu problema. valeu…

  18. kdão disse:

    é pedro esqueci também deste detalhe, eventualmente acabamos por esquecer algum block fora do mapa, ai vc viu no que dá, lag demais, hoje mais a noite adicionarei vc ao mu MSN, se vc precisar de outra ajuda é só chamar, gde abraço!
    pra complementar segue um link com tutorial explicando um método para reduzir o r-speed do mapa ou lag/break, isto é de grande ajuda,ok?
    http://www.cs-maps.jolt.co.uk/index.php?page=r_speeds2.htm

  19. Pedro disse:

    ola rapaz, uma duvida rápida, mas acho k já sei a resposta…. xD
    Sabes s é possivel mudares as cores a alguns objectos??? Tipo eu tenho um colchão e cria mudar a cor dele, dá??

    eu acho k n….lol

  20. Matheus disse:

    Alô kdão aonde eu acho a textura para fazer o céu, e qual o nome dela, ja casei de todo jeito e não acho.

  21. kdão disse:

    matheus a textura é sky é so procurar por ordem alfabética o nome skybox, ok?

  22. kdão disse:

    pedro toda construção pode ser mudada a cor é so mudar a textura, vc deixa do jeito q vc quiser e na cor q quiser, ok?

  23. Pedro disse:

    pois, mas n sei fazer isso :S
    como ponho algo totalmente vermelho ou totalmente verde. n existe essas texturas :S

  24. kdão disse:

    neste caso vc mesmo deve criá-las Pedro, utilize o programa “wally” para criação de textura é antigo mas ainda o mais eficiente para isto, ok?

  25. kdão disse:

    neste caso vc mesmo deve criá-las Pedro, utilize o programa “wally” para criação de textura é antigo mas ainda o mais eficiente para isto, ok?

  26. pedro disse:

    ok, mas diz-m so uma coisa.eu ja tentei adiciona-las aos meus wad no hammer,mas dp n encontro as texturas :S como faço mesmos?? talves estaja a trabalhar mal com o wally :S

  27. pedro disse:

    olha, eu n sei s sabes o k isto ker dizer, mas espero k saibas de modo a puderes tirar-mes esta duvida…
    eu tenho o CSS (Counter Strike Source) no steam, mas a versao dele é o 19 e no steam eu tenho a 20. Como posso fazer para actualizar o no steam para a versao 20?? É o Patch k faz isso? abc

  28. kdão disse:

    pedro, é isso mesmo mas o patch tem estar crackeado para a versão no steam, se vc tentar o original não irá funcionar, agora a pergunta pra q ter o no steam se vc tem o original, sou contra a pirataria principalmente de um jogo tão barato como o cs!

  29. pedro disse:

    Lol…eu vou explicar. Eu andei num colegio interno onde conheci montes de pessoas fixes e k de certeza kerem jogar este jogo, o problema é k nem tds os pais o fornecem….por isso s tiver o jogo pirateado, posso tentar fornece-lo a eles…percebe?

  30. Matheus disse:

    i Kdão não tem a textura skybox, faz um upload dela e me passa o site para eu baixar.

  31. pedro disse:

    http://www.fpsbanana.com

    este tem um pouco de tudo, procura ai… xD

  32. pedro disse:

    diz-m uma coisa, para jogar um jogo “no steam” nos servidores como faço…ja instalei os patch, mas estao a dar erro.. :s

  33. Matheus disse:

    pedro você tem que instalar as atualizações em ordem crescente ou seja do menor para o maior, começando com a v16 e depois a v17 e a v18 blz.

  34. pedro disse:

    ok, ja esta feito…agora esta-m a acontecer um coisa k n sei bem o k é. Fiz o meu mapa e ele n reconhece algumas texturas, entao fica tudo muito esquesito…como faço para ir bucar essa texturas e por no css “no steam”??? abc

  35. kdão disse:

    pedro, qual o método de compilação que vc está utilizando para os seus mapas?
    ou vc não compilou em formato final?
    é necessário carregar as wads criadas para o mapa após compilação do mapa?
    existe um método de compilação que considero o melhor e é o mais utilizado pelos mappers que a compilação se encarrega de imbutir as texturas diretamente ao mapa sem ter a necessidade de ficar copiando as mesmas para as pastas do jogo, ou seja, fica apenas um arquivo final com extensão .bsp a ser inserido na pasta maps!

  36. pedro disse:

    pois, é o k tenho :S

  37. pedro disse:

    uma, pgt…eu ja tenho o CS Source no steam instalado. Ha um amigo meu k fe um servidor, mas o mais estranho de tudo é k eu n consigo entrar no servidor feito por ele, mas consigo entrar em tds os outros k estam na net…alguem m consegue explicar o k s passa??? É estranho…:S

  38. pedro disse:

    Kdão, como t posso mostrar o mapa? Ainda n esta completo mas ias vendo😛

    há possibilidades de te dar umas fotos?

  39. kdão disse:

    pedro, hospede o seu mapa em algum provedor como 4share, rapidshare ou qualquer outro e coloque o link aqui para que eu possa baixar e avaliar pra vc, agora especifique o que vc quer que eu avalie pra vc no mapa, ok?

  40. pedro disse:

    lool, era mesmo so para veres o mapa xD
    mas para isso, deixa-m finalizar o mapa xD

  41. pedro disse:

    mais uma coisa, existe algum limite de mapa ou algum limite de luzes?? é k o meu hl2.exe está a dar-m erro, diz k deixa de funcionar e n sei pk :S
    será das luzes???

  42. pedro disse:

    olha, esta a dar-m este erro e n sei o k é :S

    “too many verts for a dynamic vertex buffer(52283>49152) Tell a programmer to up Vertex_buffer_size”

    sabes o k possa ser ou como s repara?

  43. kdão disse:

    pedro isto é complicado, quando isto ocorre é por que o cálculo do VIS em certo ponto do mapa ultrapassa o limite de renderização dos poligonos e vertices, neste caso os 49.152, agora onde isto se dá? acredito que ai está o x da questão, certo?
    imagine a imagem de um block cortada em vários pontos através da ferramenta vertex e que de origem a uma pedra por exemplo meio que arredondada, vc terá dezenas ou centenas de triangulos criados certo?
    agora imagine vc copiando esta pedra criada para eventualmente levá-la a outra parte do mapa e por um erro vc apenas descolar um pouquinho e deixála sobrepondo o block original, os vértices irão se multiplicar por N vezes acabando por estourar o limite permitido para as construções, portanto evite e tome muito cuidado para não criar elementos complexos demais, siga a linha padrão para a construção de casas, escadas, prédios e etc. evite enterrar um block em outro block, a única forma de resolver isto é apagando as últimas modificações aplicadas ao mapa até o momento onde vc se lembra que tudo rodava normal na compilação, mapear parece fácil mas devemos ter cuidados que estão além do aspecto visual, neste caso envolve matemática e soma de quadrados, triangulos e outras coisas mais, ok? procurei deixar bem simples a explicação para vc, e espero que tenha entendido!

  44. pedro disse:

    acho k percebi….antes de apagar, vou tentar ver o k esta subreposto a k, nas ultimas modificações k fiz, talvez consiga fazer com k volte tudo ao normal
    caso contrario, la terei eu de anular a outra parte do mapa. :S

  45. pedro disse:

    olha e o hl2.exe kd deixa de funcionar kal é o problema e a solução…pode ser da carga grafica? abc

  46. kdão disse:

    pedro não sei se vc conhece ou não o site da comunidade mapper oficial do valve, apesar de estar em ingles vc poderá exclarecer e tbm aprender muita coisa legal lá, o endereço segue abaixo:
    http://developer.valvesoftware.com/wiki/Category:Level_Design

  47. pedro disse:

    uma cena, para fazer as janelas eu perciso de deixar o buraco na parede para elas, ou posso recortar o buraco depois? pode ser isto k m esta a atrufiar o jogo?

  48. pedro disse:

    estou com um problema na agua,n consigo ver a supreficie,como faço para a ver?

  49. kdão disse:

    vc precisa mudar a textura, procure por texturas “waters” aplique sobre o block, é necessário habilitar a entidade do block para o padrão water também, senão o jogo não reconhece, ok?

  50. pedro disse:

    mas no resto do bloco eu tenho de deixar com a textura “draw” e continua a ser completamente invisivel :s

  51. pedro disse:

    eu vou tentar explicar o k estou mm a fazer…estou a criar um bloco com a textura “draw” e a face superior estou a preenche-la com uma textura de agua. Acontece k so vejo alguma coisa s o resto da textura ultrapassar o chao, mas infelizmente so vou ver o fundo negro do mapa :S, e devia ver o reflexo do ceu

  52. kdão disse:

    é pedro vc com certeza está colocando a textura errada, ou esta deixando de mudar a propriedade do block para o padrão water, mesmo compilando o mapa se apresenta assim ou vc não chefgou a compilá-lo?

  53. pedro disse:

    eu compilei o programa, mas da erro na mesma…passei a frente, s n der…azar.
    Agora tenho voltado ao problema anterior… :S
    eu acho k é por ser um espaço muito amplo e com muita coisa, entao ele da erro :S
    mas vou ver o k consigo fazer…

  54. kdão disse:

    ok pedro, tente reduzir um pouco as gdes distancia nos mapas, crie paredes e passagens alternativas sem concentrar tudo em um único bloco!

  55. Pedro disse:

    Olha Kdão eu n tenho vindo aqui ultimamente nem tenho andado a fazer o mapa, pk tenho estado a trabalhar, mas tenho umas pgts para t fazer e espero k m saibas responder pk acho k m vai ajudar no meu problema.
    1º imgina k constrois uma janela(o problema dos vertices, sao as janelas), e essa janela tem 4 vidros e dp é um quadrado divido em 4, o k vai dar 8 estacas de madeira. existe algum metodo para fazer disso tudo um unico objecto?? nem k seja so a parte k esteja a volta e os vidros faço eu….
    2º existe alguma textura invisivel k n intrefira no jogo mas k o divida???

    abc

  56. kdão disse:

    olha pedro, fazer uma única figura não, mas tem como suavizar o conteúdo utilizando a ferramenta de corte vertex, e onde vc teria o furo ou corte ficaria o vidro que deve ser classificado como GLASS nas propriedades do block, quanto a divisão existem N possibilidades com blocks, mas a maioria impede a passagem do jogador, apenas permite ver o q está do outro lado e vc pode encontrar isto em diversos mapas da comunidade, mas existe a entidade ENV “cube”, quando colocada em determinados pontos do mapa ajuda e muito na redução de lag ou compilação do mapa, uma boa dica é utilizar a ferramenta WINBSP e abrir um mapa com ele só para poder vizualizar as ferramentas utilizadas pelo criador na concepção do mapa, ok? espero ter respondido a questão!

  57. Pedro disse:

    Olá Kdão, tudo bem?? Olha eu desinstalei o steam e agora volteia a instalar o SDK mas esta a dar-me um erro k n estou a perceber, e nem m deixa abrir o programa do hammer.
    Vou deixar aki os erros, talvez m possas ajudar….

    Gameinfo.txt doesn’t exist in c:\program files\steam\steamapps\sardao_cm\counter-strike source\cstrike

    é este erro k da :S

  58. Pedro disse:

    n precisas de responder, ja consegui dar a volta ao erro. O problema e k ainda n tinha corrido o CSS e ele ainda n tinha criado a pasta k o hammer necessitava😀

    obd na mm

  59. Pedro disse:

    Kdão, ja ultrapassei o outro problema k tinha, agora aparece-m muito mais grave. Eu ponho as cenas no mapa tds, mas dp de compilar vem o problema. Kd começo a jogar as paredes começam a desaparecer, etc…tudo desaparece….n sei o k s passa. sabes de alguma coisa k m possa ajudar?

    abc

  60. kdão disse:

    saudações Pedro,
    o que pode estar a acontecer caro amigo, é bem provável que os block de paredes tenham cor ou entidade que dá passagem ao player, verifique se os block tiveram algum tipo de modificação neste sentido!

  61. Pedro disse:

    nem por isso, pelo o k m disseram, é informação a mais. Ultrapassei o limite, ou seja, basta adicionar kalker coisinha k o mapa fica logo nestas condições,…:S

  62. Sandro disse:

    Ola!
    Estou com um problema eu ja configurei centinho o meu valve hammer editor 3.4, e até já criei uns mapas, compilei e joguei sem problemas, mais agora fui criar um mapa e eu tentei achar a taxtura de vidro (glass) mas não aparece de forma nenhuma, e olha que eu já adicionei todas as texturas que meu CS 1.6 tem.
    Como eu soluciono isso?

    Se poder me responder como fazer para adicionar vidros no mapa eu te agradeço.

    Valeu e otimo tópico.

    • kdão disse:

      saudações sandro,
      é simples, siga este tutorial em video que segue abaixo que não tem como errar, ok?

      abaixo a opção para um vidro quebrável, ok?

  63. tiago disse:

    e preciso pagar para fazer um mapa?

    • kdão disse:

      não o sdk e o hammer ficam disponível na aba ferramentas do steam e vc só irá gastar a sua criatividade, porém é importante vc ler ou assistir os tutoriais disponível no youtube para facilitar a criação e conhecer melhor a o hammer, sem isto fica difícil obter sucesso, ok?

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