[TUTORIAL] Transforme seu Pc Numa Máquina Arcade

Publicado: agosto 19, 2009 em Comunicados, tutoriais

               Apesar de já ter visto este tutorial em outros sites e blogs, acredito que a interpretação ao assunto ficou bem legal e irá ajudar aos pretendentes na criação de uma máquina arcade para jogar com os amigos em casa e reviver um pouco do passado.    

    Acredito que muita gente viveu a época de ouro dos fliperamas. Em cada esquina se encontrava uma máquina de fliper cercada de malacos e moleques que deveriam estar na escola. Por conincidência muitas vezes entre os moleques estava eu, ehehe.
Porém com o fato dos videogames ficarem cada vez mais potentes e versatéis, os fliperamas perderam força e hoje estão praticamente extintos, o que é uma pena. Mas ainda dá para viver a nostalgia e jogar aqueles jogos dos fliperamas no seu computador usando emuladores como o MAME , um emulador que transforma seu computador numa verdadeira máquina de fliperama.

O MAME emula quase que perfeitamente as máquinas de fliperamas que não lidam com gráficos 3D, é o melhor e mais atualizado emulador, por isso estou baseando esse tutorial nele. Apesar de parecer meio confuso no inicio logo você percebe que o emulador é fácil de usar, e esse tutorial tentar tornar as coisas ainda mais claras.
Enfim, abaixo vai um guia de como instalar e configurar o MAME , as roms (jogos) fica por sua conta achar, aqui não serão fornecidos links para roms.

M.A.M.E.Multiple Arcade Machine Emulator
(Emulador de múltiplas maquinas de arcade)

O que é o MAME ?

É um emulador GRÁTIS de maquinas de fliperama que torna possível jogar no seu computador através da emulação jogos antes só possíveis nos arcades. É um dos melhores emuladores existentes, é constantemente atualizado e melhorado. É ele mesmo que vamos usar pra jogar os games antigos.

Onde encontrar ?

Esse é o site oficial do projeto MAME, sempre a versão mais atualizada estará aqui.

http://mamedev.org/

Requisitos minimos – (Jogos não Neo GEO)

Pentium 200MHz
16-32MB RAM
uma quantidade variável de espaço no HD, depende de quantas roms você terá.
Placa de vídeo compatível com VESA 2.0 (ou maior)
Placa de som Sound Blaster (ou compatível)

Requisitos recomendados (Só jogos mais pesados como Neo Geo exigem essa máquina abaixo)

1 Ghz de clock
128 Mb de memória
Placa 3D
Placa de som compativel

Como instalar ?

O arquivo virá em um pacote compactado no formato ZIP, se você já tiver um descompactador compativel com esse formato, basta descomprimir num local a sua escolha e pronto, já está instalado. Caso não tenha um descompactador, recomendo visitar esse post que eu fiz recomendando programas grátis e escolher um descompactador, tem várias opções gratuitas de descompactadores.

Logo depois de você descompactar o arquivo zip, irão surgir várias pastas e executáveis, vou tentar explicá-los aqui as que são uteis pra o usuario final.

Explicando a estrutura das pastas.

/artwork/   

Nesse diretório você deve colocar artworks de jogos que você tem. Geralmente se acham artworks, nos sites oficias dos jogos ou em sites de fãs.

/docs/   

Ai tem a documentação do MAME e muito provavelmente de futuros frontends ou outros plug-ins que você venha a instalar.

/samples/   

Alguns arquivos de música que servem de amostragem para a trilha sonora do jogo.

/roms/  

É nessa pasta que você deve colocar as roms que você baixar da internet. Não as descompacte, deixe-as ‘zipadas’ mesmo. Assim que elas funcionam. Nessa pasta tambem que você colocará as BIOS, coisa que vou explicar mais a frente.

Explicando os executaveis.

chdman.exe e xlm2info.exe   Estes são arquivos especificos, não são tão uteis para o usuário final.

romcmp.exe   Serve para comparar roms, útil pra pessoas que gostam de modificar roms, e para alguns frontends.

Há também o arquivo whatsnew.txt que contem informações sobre as modificações que o MAME vem sofrendo ao longo das suas atualizaçõesde versões.

Explicação sobre BIOSAlgumas roms de jogos, como por exemplo os da SNK não funcionam automaticamente no MAME elas necessitam de uma BIOS especifica de sistema, por exemplo os jogos da série KoF precisam da BIOS de Neo-Geo. Assim como outros jogo necessitam de determinada BIOS especifica. Vocês devem achar quase todas as BIOS necessárias para jogar qualquer jogo se procurarem no Google.

Como usar as BIOS ?

Há duas maneiras de usar as BIOS, a primeira e geralmente a solução mais comum e recomendada é copiar para dentro da pasta /roms, todas as BIOS compactadas mesmo. NÃO É NECESSÁRIO DESCOMPACTAR AS BIOS.
Se ainda assim a rom não rodar, tente adicionar o arquivo da BIOS dentro do pacote zip da rom que deseja rodar. Isso deve resolver os problemas relativos à BIOS que impede de rodar determinado jogo.

FrontEnds

O que é um FrontEnd?

O MAME funciona via linha de comando, isso tem um aspecto negativo, não há uma interface amigavel ao usuario final para que ele jogue suas roms. Por outro lado, isso abriu inumeras possibilidades de customização para o MAME, uma delas são os FrontEnds. Na verdade FrontEnd nada mais é que uma interface amigavel que passa as linhas de comando automaticamente para o MAME e ajusta as configurações, baseados nas decisões que você tomar na interface grafica do FontEnd. Por exemplo, para jogar KoF ‘94 no MAME se dá o seguinte comando:

mame kof94

Isso vai iniciar o jogo King of Fighters 94 (se você tiver a rom) baseado nas configurações padrão do MAME . Caso deseje configurações a mais é necessário passar parametros via linha de comando, ou mudar configurações especificas, para isso terá que abrir arquivos de texto e editar códigos complicados. Viu como isso é chato ? Por isso surgiram os frontends pra facilitar tudo. Ao inves de editar textos passo a passo, e entender de linhas de comando basta você configurar numa interface grafica dar 2 cliques no nome da ROM em uma lista e pronto, o jogo inicia. Irei listar os principais FrontEnds, se nenhum lhe agradar procure mais na internet, há centenas deles por ai.

Emu Loader

Esse é o meu preferido e um dos mais completos, todas as possibilidades de configuração são possiveis nesse FrontEnd, além dele estar sendo atualizado constantemente. Muito recomendado.

Site oficial : http://emuloader.mameworld.info/

Frontend MAME Emuloader

EasyMAME

Como o nome sugere, é um FrontEnd fácil de usar, com bastante recursos, nem tanto quando o Emu Loader, mas não deixa de ser uma excelente escolha.

Site Oficial: http://www.mameworld.net/easymame/

FrontEnd MAME EasyMAME

MAME Classic

Uma interface rápida e funcional, é atualizada constantemente. Boa pra maquinas mais antigas.

Site Oficial: http://www.mameworld.net/mameclassic/

FrontEnd MAME Classic

MAME Start

Uma interface simples e sem firulas, parta direto pro gameplay. Tem limitações, mas nada que atrapalhe que deseja uma diversão rápida.

Site Oficial: http://homepage.ntlworld.com/sjr_seh/

Frontend MAME MAME Start

Algumas configurações na hora de jogar

Ao iniciar a rom no MAME pela primeira vez é ainda necessário fazer alguns ajustes como nos controles, por exemplo. A não ser que você deseje a configuração padrão do MAME . Para fazer isso aperte a tecla tab e um menu como o mostrado abaixo se abrirá:,

Irei explicar esse menu.

Input (General)

Serve para ajustar os controles de forma geral, os ajuste que você fizer a partir desta opção servirá para todos os games jogados neste emulador.

Input (This game)

Tambem serve para ajustar os controles, mas a configuração servirá somente para o game que você estiver emulando no momento. Opção mais recomendada.

Bookkeeping info

É uma espécie de contabilidade da maquina de arcade, indica quantas fichas foram usadas e outros dados. Lembre-se, isso é uma emulação, então todos os aspectos dos fliperamas são mantidos. Inclusive para jogar você deve apertar um botão (geralmente 5,6,7 ou para colocar as fichas do respectivo player.

Game Information

Exibe informações técnicas sobre o game.

Game History

Exibe o histórico do game, se houver.

Reset game

Reinicia o jogo.

Return to game

Faz esse menu sumir e volta ao jogo.

Os arquivos .dat

O que são os arquivos .dat

São bancos de dados contendo informações relativas a determinados aspectos extras de cada jogo. Os arquivos .dat mais conhecidos são cheat.dat, history.dat vou explica-los.

cheat.dat

Serve para usar cheats.
Como usar cheats ?

Se você deseja usar cheats faça o seguinte: Visite esse site aqui você encontrará para download um banco de dados com cheats para milhares de jogos. Baixe-o e descompacte o arquivo cheat.dat Na mesma pasta em que está instalado o MAME . Se você tem um frontend é muito provavel que por ele mesmo você configure o MAME para usar cheats. Caso não consiga configurar pelo frontend siga essas instruções:

- Abra o arquivo mame.ini que deve estar na mesma pasta que você instalou o MAME.
- Procure pela linha cheat e mude seu valor para 1.
- Agora quando você abrir o MAME e apertar tab irá aparecer a opção cheat. Use e abuse.

Pronto, isso já faz o emulador localizar o arquivo de cheats e tornar possivel usa-los num jogo.

history.dat

Serve para incluir informações sobre o jogo, como história, versões, etc… Alguns jogos tem informações bem completas. Bem legal, você acaba conhecendo vários detalhes sobre os jogos.

Como visualizar as informações sobre os jogos ?

Para usar o arquivo history.dat faça o seguinte: Visite esse site e você encontre os arquivo de histórico mais atual. Descompacte-o na mesma pasta que o MAME. Isso é o suficiente. Agora quando você estiver usando o MAME basta apertar tab e escolher a opção Game History. As informações sobre o game aparecerão na tela.

Bom, essa é a primeira versão desse tutorial, estarei sempre atualizando ele, com mais informações se houver pessoas interessadas.
Se você tiver alguma sugestão, correção a fazer, sinta-se a vontade.

FONTE: http://www.dicaspc.com/2008/01/transforme-seu-computador-numa-mquina.html

About these ads
Comentários
  1. diogo disse:

    como colocar pra ele ficar automatico queria fazer umas makinas pra colocar aqui pros pirralhos

    • kdão disse:

      na verdade existem vários métodos, são não sei qual vc quer??,
      existe até controle que vc pode comprar no mercadolivre para emular o jogo como numa máquina arcade , basta ter um pc c/ monitor não precisando ser nenhum top de linha, ok?

  2. junior disse:

    queria saber ! como eu fasso pra iniciar diretoo no jogo !
    para naum pooder iniciar na area de trabalhoo

    tem como você me expliicar como se faz?

    e também , eu não quero comprar a manete pronta !

    tem como se fazer um tutorial explicando como se coloca os fios dos botoes
    e ta lavanca ?

    abração ^^

    • kdão disse:

      saudações júnior,
      tudo o que vc precisa está no tutorial deste arcade mobile do site arcadebr,
      lá vc encontra todo esquema elétrico para montagem e também todos os acessórios como manetes botões,
      adquirindo produtos na loja virtual vc receberá o projeto completo para montagem do seu arcade,
      apesar de que o que vc precisa já está disponível no site , ok?

  3. Bom dia.
    Li o seu tutorial, tudo Ok?
    Como é que no final se desliga a máquina, isto é; O CPU está “escondido” no Cabinet, no final, quando se desliga o cabinet, não é preciso desligar primeiro o Sistema Operativo do CPU pelo método normal?. Isto é abrimos o cabinet e desligamos o Windows (ou outro SO) através do teclado normal, ou tem outro método para desligar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s